Inscrição na ORDEM DOS MÉDICOS e ARS

Caros Colegas,

Como havia prometido anteriormente divulgo agora algumas indicações importantes sobre os procedimentos que nós, recém-licenciados em Medicina, devemos tomar durante os próximos meses para podermos realizar o EAE e ingressar no Internato do Ano Comum:

 

 1. CERTIFICADOS DE LICENCIATURA UC

O primeiro passo será, para os que ainda não o fizeram, pedir na Secretaria  Geral da UC um certificado com média (necessária para inscrição na ARS) e um certificado sem média (para inscrição na Ordem dos Médicos). Cada certificado tem um custo de € 12,50.

 

 

2. INSCRIÇÃO NA ORDEM DOS MÉDICOS

Depois de terem os certificados (que costumam demorar algumas semanas) seguir-se-á a inscrição na Ordem dos Médicos (OM).

Podem inscrever-se na secção da OM da Região Centro (sediada em Coimbra) ou na secção da OM da vossa área de residência.

 

Para inscrição na OM será necessário a apresentação dos seguintes documentos:

    . Bilhete de Identidade, Passaporte ou Autorização de Residência (ou fotocópia autenticada);

    . Certidão de Licenciatura sem nota final (ou fotocópia autenticada);

    . Certificado de Registo Criminal, emitido há menos de 3 meses,  para “profissão/actividade sem lei especial – Lei 57/98” (que podem pedir na Loja do Cidadão ou numa Conservatória de Registo Civil);

    . Cartão de Contribuinte fiscal (ou fotocópia autenticada);

    . Três fotografias originais, tipo passe.

 

A secção da OM-Coimbra tira gratuitamente as fotocopias autenticadas que forem necessárias, pelo que não é necessário estarem a ter essas despesas no exterior, bastando levar os documentos originais indicados.

A inscrição na OM tem uma jóia de inscrição de € 210, que tem de ser paga no momento da inscrição, em numerário, cheque ou multibanco.

A inscrição na OM pode ser feita em qualquer altura depois de terem em vossa posse o certificado de licenciatura. Porém, o avultado número de recém-licenciados costuma tornar a inscrição caótica, uma vez que a secretaria da OM-Coimbra tem apenas capacidade para fazer a inscrição de 10 a 12 pessoas por dia. Assim sendo, e para tornar todo este processo mais simples, combinámos com a OM-Coimbra organizar as inscrições por turma a partir de SETEMBRO, ou seja, divulgaremos (em breve) um calendário com as datas sugeridas para cada turma se deslocar à OM-Coimbra para proceder à sua inscrição. Pensamos que isto será muito vantajoso para todos, pois podem ter a “certeza” que naquele dia se conseguem de facto inscrever e enquanto esperam estão na companhia dos vossos colegas de turma. O respeito dessas datas não é obrigatório, mas para não “entupir” a Secretaria da OM aconselhamos que sejam solidários com esta iniciativa.

 

 

3. INSCRIÇÃO NA ARS

Depois de inscritos na OM será necessário uma inscrição na ARS.

Para inscrição na ARS serão necessários os seguintes documentos:

    . Certidão de Licenciatura com nota final (original + cópia simples)

    . Comprovativo de inscrição na OM (original + cópia simples)

   . Registo Criminal (auto-declaração)

    . Fotocópia do BI e Nº de Contribuinte Fiscal

 

Os prazos para esta inscrição ainda não são conhecidos, sendo oportunamente publicados no site da ACSS (http://www.acss.min-saude.pt/Direc%C3%A7%C3%B5eseUnidades/CoordeRegForma%C3%A7%C3%A3oProfissional/InternatosM%C3%A9dicos/tabid/148/language/pt-PT/Default.aspx?PageContentID=18). No entanto, de acordo com os anos anteriores, terá lugar entre SETEMBRO e OUTUBRO.

 

Manter-vos-ei informados sobre novas notícias.

Qualquer dúvida contactem-me através do e-mail da cc2003 (cc2003m@gmail.com), responderei com a celeridade possível.

 

Boas férias e/ou Bom estudo para todos!

 

                                                                         Bruno Pedro

%d bloggers like this: