Exame de Acesso à Especialidade: Exame Experimental (estilo EUA)

Caros Colegas,

A actual Prova Nacional de Seriação (conhecida vulgarmente como “Exame da Especialidade” ou “Exame Harrison”) tem levantado ao longo dos anos várias questões e muita insatisfação por parte da grande maioria dos estudantes.

Nos últimos anos, as 7 Escolas Médicas do país têm promovido reuniões entre si, nas quais a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) tem estado sempre presente, acompanhando as discussões que vão surgindo. Nestas, as Escolas Médicas assumiram a sua insatisfação face à actual Prova Nacional de Seriação, considerando que deveria estar centrada na avaliação de competências clínicas e não apenas na memorização de uma parte dos conhecimentos médicos.

Assim, as Escolas Médicas estão a trabalhar no sentido de encontrar um modelo que possa vir, no futuro, a substituir a actual Prova Nacional de Seriação. Para tal, estão a promover um exame experimental para testar um possível modelo, que terá lugar em simultâneo em todo o país, no dia 19 de Maio. Decorrerá em duas partes, uma das 9h30 às 12h30 e outra das 13h30 às 16h30, sendo obrigatório efectuar as duas. Esta experiência visa apenas avaliar a estrutura e a adequação deste modelo de exame à nossa realidade e não os seus conteúdos.

A participação neste exame está aberta a todos os estudantes do 4º ao 6º ano e é voluntária. A classificação individual será apenas conhecida por cada participante, tendo as Escolas apenas acesso ao resultado global de todos os colegas do país que participarem.

Em anexo, encontram o texto de divulgação lançado pelas Escolas Médicas, que está também disponível no site http://nbmept2009.pt.vu/, onde se podem inscrever até ao dia 21 de Abril para participar. A participação não será possível se não se inscreverem.

Salientamos que este é um processo em fase inicial, em que muitas questões estão ainda por definir, e que a ANEM, em representação das Associações/Núcleos de Estudantes das 7 Escolas Médicas do país, tem acompanhado todos os desenvolvimentos e defendido a posição assumida em Assembleia-Geral, que podem encontrar aqui.

A ANEM e as Associações/Núcleos acreditam que a participação nesta prova experimental se poderá traduzir numa opinião informada e fundamentada, que permitirá que os estudantes possam ver as suas posições consideradas nas tomadas de decisão.

Estamos disponíveis para quaisquer questões!

Contacta o teu Núcleo, ou envia um e-mail para geral@anem.pt

 

                                                                                    Inês Laíns

                                                                           Presidente da ANEM 

%d bloggers like this: