COMUNICADO NEM/AAC: Avaliações 2008/2009

A TODOS OS ALUNOS DA FMUC

 

O documento em anexo foi entregue aos Órgãos de Gestão da FMUC dia 2 de Dezembro. Este, elaborado em conjunto com as Comissões de Curso, traduz todas as dificuldades no processo de ensino trazidas por Bolonha, nomeadamente o encurtamento da época de exames sem tirar peso à avaliação final, porque a aplicação real da avaliação contínua não existe na maioria das UC. Assim, tendo em conta que o tempo de estudo reduziu significativamente na época de exames, sem diminuir o peso do exame final e a matéria leccionada, a maioria dos alunos viu-se obrigada a dividir a época de exames normal e recurso como se de uma apenas se tratasse. Assim, a preposição de que o aluno só tem 2 oportunidades para fazer cada exame em cada semestre  (imposta pelo Regulamento Pedagógico da UC, feito há largos meses atrás), não se aplica na realidade, porque não teremos 2 oportunidades de ir aos 2 exames de cada UC com a matéria devidamente preparada, por impossibilidade física e de tempo! O documento em anexo traduz esta questão e muitas outras, assim como propõe uma solução, compreensível e devidamente justificada para amenizar este problema: marcação da UC I no dia da UC II da época normal no 2º semestre.

 

DOCUMENTO – Situacao Época de Exames 2008-09

 

O NEM foi chamado a defender o documento em sede de reunião de Conselho Pedagógico dia 19 de Dezembro. Após discussão positiva, esta questão foi encaminhada para Reunião de Comissão Coordenadora do C. Científico, com os Professores que a constituem. Fui contactada pelo C. Científico, informando-me que, apesar da compreensão da situação em que os alunos se colocam, desta reunião resultou que a maioria dos professores discorda da necessidade de marcação da UC I no 2º semestre, porque aumenta o número de exames diferentes que terão de realizar, assim como não vai de encontro ao Regulamento Pedagógico da UC. Este Regulamento remete para os Reg Pedagógicos de cada Faculdade em situações mais específicas (o novo da FMUC – de acordo com Bolonha – será elaborado assim que os novos Estatutos da FMUC estejam terminados, ou seja, após término dos trabalhos da Assembleia Estatutária).

 

DELIBERAÇÃO do Conselho Cientifico e Pedagógico

 

Pela primeira vez, o NEM sentiu a sério que o seu trabalho em uníssono na defesa dos estudantes com as Comissões de Curso tem barreiras inultrapassáveis. Estamos tristes e muito preocupados com as consequências que esta decisão poderá trazer aos quase 1700 alunos da FMUC.

 

Continuamos a vigilância atenta e após término da época de exames será feito outro levantamento extenso (já foi feito e entregue um aos órgãos sobre as dificuldades na marcação de exames desta época, no mês corrente).

 

Estamos em transição de avaliação, de cultura científica e académica. A preocupação aumenta quando os alunos são os primeiros a entender as dificuldades, sendo que temos de esperar por uma mudança profunda de mentalidades para que situações como esta não se repitam. Contem connosco para levar até aos Órgãos a realidade dos estudantes e as suas necessidades.

 

Bom estudo, bom trabalho e  votos de coragem, a sorte protege os audazes!

SAUDAÇÕES ACADÉMICAS!

 

 

P´lo NEM/AAC
Inês Morgadinho B. de Mesquita

 

%d bloggers like this: