Resumo da 1ª R.G.A. do 6º Ano Médico [9.Setembro]

Caros Colegas,

No dia de ontem realizamos a 1ª RGA deste novo ano lectivo, que espero ter correspondido às expectativas de todos. Penso que, em linhas gerais, conseguimos focar todos os pontos mais importantes, apesar do alvoroço já característico que torna estas reuniões tão fatigantes.

Para os que não tiveram a possibilidade de estar presentes, ou para os que ficaram com algumas dúvidas, deixo-vos aqui um pequeno resumo dos assuntos que foram debatidos.

 

PONTO 1: Sorteio das turmas para o Ano Lectivo 2008/2009

Realizamos o Sorteio dos sub-grupos formados pelos alunos para as turmas do 6º Ano. Podes consultar aqui o resultado do sorteio e a composição definitiva das respectivas turmas:

Sorteio de Turmas do 6º Ano

Composição dos Grupos e Turmas 6º Ano (2008-2009)

Face a estes resultados a primeira rotação de cada turma será:

A1, A2, A3 e A4 – Medicina

B1, B2, B3 e B4 – Cirurgia

C1 e C2 – Saúde Materna

C3 e C4 – Saúde Infantil

D1, D2, D3 e D4 – Clínica Geral e Saúde Pública

E1 – Medicina (nas 1ªs 2 semanas e nas 2 semanas seguintes Oncologia, no entanto frequentarão ao longo destas 4 semanas as Aulas TP de Oncologia e Saude Mental)

E2 – Oncologia (nas 1ªs 2 semanas e nas 2 semanas seguintes Medicina, no entanto frequentarão ao longo destas 4 semanas as Aulas TP de Oncologia e Saúde Mental)

E3 e E4 – Saúde Mental (frequentarão ao longo destas 4 semanas as Aulas TP de Saúde Mental e Oncologia)

 

Os alunos frequentarão em cada fase do estágio apenas as Aulas TP da respectiva valência (excepção feita, nesta 1ª fase, às turmas E1, E2, E3 e E4 – ver acima). A presença a estas aulas é obrigatória.

 

PONTO 2: Calendário Escolar e Férias

O Calendário Escolar para o ano lectivo 2008/2009 encontra-se disponível para consulta e download neste sítio desde inicio do mês de Agosto.

Todos os anos é dada a possibilidade aos alunos de optarem por uma semana de férias no período da Páscoa ou (em alternativa) na Queima das Fitas. Foi feita uma votação por “braço no ar” e decidido, por larga maioria, manter este período de interrupção na Páscoa (6 a 10 Abril).

 

PONTO 3: Seminários 2008/2009

Apresentou-se a lista de seminários para o corrente ano lectivo (consulta aqui).

Em cada seminário haverá um grupo de alunos que será convidado a intervir/comentar/criticar o tema abordado. Foi decidido responsabilizar cada turma pela preparação de um seminário. No entanto, existindo apenas 20 turmas e sendo os seminários 24, 4 turmas dividir-se-ão em dois grupos iguais de apresentará cada um deles um seminários.

O resultado do sorteio de distribuição dos seminários foi o seguinte:

 

 

PONTO 4: Avaliação do 6º Ano Médico 2008/2009

A Comissão de Curso quis deixar todos os alunos ao corrente dos detalhes das negociações que tem mantido com a Comissão Coordenadora do 6º Ano.

Ao longo dos últimos meses, temos vindo a discutir individualmente com a coordenação de cada uma das valências o método de avaliação para o corrente ano lectivo na defesa dos interesses dos alunos. Conseguimos para já uma proposta que nos parece aceitável mas na qual ainda estamos a tentar fazer alguns ajustes. No entanto, é já ponto assente que não existirá Exame Final de 6º Ano.

Na próxima semana realizaremos uma nova RGA (em data a anunciar) na qual apresentaremos os resultados das actuais negociações. Estamos confiantes na possibilidade de um consenso que satisfaça as aspirações dos alunos, no entanto, pretendemos que a proposta final seja discutida e votada em RGA.

 

 

PONTO 5: Comissão de Viagem

Decidiu-se a criação de uma “Comissão de Viagem” que terá por objectivo preparar a viagem de finalistas. Os alunos interessados em aceitar esta missão devem contactar a CC2003 e apresentar-se na próxima RGA aos colegas.

 

PONTO 6: Comissão de Curso do 6º Ano

A actual Comissão de Curso, eleita no ano lectivo transacto, termina agora o mandato para o qual foi eleita. Embora tenhamos em mão assuntos de primordial importância, entendemos que todas as decisões finais sobre o 6º Ano devem ser assumidas por uma Comissão de Curso devidamente legitimada. Assim, solicitámos ao NEM/AAC a formação de uma Comissão Eleitoral que organizará o processo de sufrágio da Comissão de Curso para o 6º Ano. Em breve será publicado o edital para entrega das listas de candidaturas.

A coordenação da actual Comissão de Curso faz um balanço positivo do trabalho desenvolvido ao longo deste ano lectivo, e não pretende abandonar os colegas neste momento importante, pelo que formará uma lista para a Coordenação do 6º Ano.

 

Bruno Pedro

 

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