O Nosso Futuro 6º Ano – Novidades!

Caros Colegas,

Hoje todos fomos solidários com os nossos colegas do 6º Ano que lutam para acabar de vez com as avaliações excessivas no último ano do curso, que todos sabemos serem injustas e desnecessárias. Quero agradecer em nome da CC2003 a todos os que deram um pouco do seu tempo à solidariedade… e não nos podemos esquecer que se hoje são eles, amanhã seremos nós!

Aproxima-se cada vez mais o nosso 6º Ano e com ele virá, para além dos inúmeros problemas habituais, também a implementação de Bolonha no nosso plano de estudos.

A tua Comissão de Curso tem andado preocupada com a falta de informação e regulamentação para o nosso próximo ano e temos feito tudo o que está ao nosso alcance para mudar esta situação.

Neste sentido andamos já há algum tempo a programar uma Sessão de Esclarecimento, para os alunos do 5º Ano, sobre a implementação do Processo de Bolonha na FMUC e sobre o seu impacto específico no nosso 6º Ano Médico.

Desde o inicio nos pareceu que o ideal seria ter as pessoas o mais bem informadas possível sobre o assunto, a falar sobre ele, e nesse sentido quisemos convidar a Prof.ª Catarina Oliveira (Presidente do Conselho Científico da FMUC) para estar presente na Sessão de Esclarecimento que estamos a planear.

Com a ajuda imprescindível do NEM/AAC conseguimos uma audiência que infelizmente apenas ontem teve lugar. Algumas dúvidas foram esclarecidas, alguma informação foi já clarificada e surgiram finalmente mais algumas informações sobre o nosso Trabalho Final do 6º Ano:

.

Ano Barreira

Com a implementação de Bolonha está definido que a transição para o 6º Ano Médico apenas poderá ocorrer quando os alunos tiverem todas as cadeiras anteriores feitas. Para “facilitar” de certa forma as coisas é dito que os alunos terão direito a uma época especial no final do 5º Ano (aquela semanita no final de Junho/Julho).

Ora, sendo nós o primeiro 6º Ano de Bolonha, não estava ainda bem claro se o ano barreira se aplicaria a nós, já que a nossa entrada no novo plano de estudos e no 6º Ano acontecerá em simultâneo. Porém o Conselho Científico clarificou que teremos de facto ano barreira no final deste ano lectivo, e que portanto os alunos apenas poderão transitar para o 6º Ano caso tenham todas as cadeiras feitas.

Esta não é uma situação que nos agrade, ainda para mais com as reduzidíssimas épocas de exames que vamos ter este ano, mas sinceramente não me parece que seja algo que venhamos a conseguir alterar.

Estamos principalmente preocupados com os alunos que neste momento têm cadeiras em atraso e não achamos que a época(zinha) especial calendarizada possa ser suficiente. Estamos a lutar por uma época extraordinária (em Setembro) para podermos limpar essas cadeiras. Nada está ainda definido e, embora me pareça que estamos no bom caminho, tão depressa não sairá nada de concreto, pelo que aconselho a todos a “jogar pelo seguro”!

.

Trabalho Final do 6º Ano

Já há algum tempo publicamos aqui o primeiro documento oficial que surgiu sobre as modalidades de Trabalho Final do 6º Ano médico, porém os anexos desse documento que regulamentam cada uma das modalidades ainda não tinham sido tornados públicos. Foram-no finalmente e podes consulta-los aqui:

Documentação: Trabalho Final 6º Ano

  

Parece-nos importante explicar alguns pontos:

– Ainda não existe um documento que explique concretamente o que se entende por “Relatório centrado no conhecimento/experiência vivencial e actividade desenvolvida durante o curso”. Pedimos no entanto que tal fosse clarificado e em breve surgirá esse documento. No entanto posso adiantar desde já que não se pretende um trabalho descritivo semelhante ao do actual 6º Ano, mas sim o relato pessoal e original de uma qualquer experiência vivida ao longo do curso, por exemplo: uma campanha de vacinação que acompanharam, um seguimento de uma família num centro de saúde, etc…

– A escolha do tema será da exclusiva responsabilidade do aluno (e do seu orientador) e, embora o tenhamos pedido, não está prevista a publicação de uma lista de temas possíveis.

– A nosso pedido está a ser elaborado um formulário para os alunos proporem o seu tema e orientador.

– O tema e orientador terão de ser propostos e aprovados pelo Conselho Científico até ao final do corrente ano lectivo. Datas e prazos concretos sairão em breve.

– Cada aluno será responsável pela escolha do seu orientador que terá de obedecer aos requisitos definidos. Não está previsto nenhum limite de alunos para um mesmo orientador.

– A defesa do trabalho será feita durante o 6º Ano, em duas épocas, que ainda estão a ser definidas.

 .

Estas são as informações oficiais que existem para já. Nos próximos tempos contamos que surjam novidades e informar-te-emos assim que as tivermos.

A Sessão de Esclarecimento será marcada em breve de acordo com a disponibilidade da Prof. Catarina Oliveira, mas contamos que não ultrapasse os próximos 15 dias.

 .

Qualquer dúvida e/ou sugestão contacta-nos no e-mail: cc2003m@gmail.com

.

                                                                                                                         Bruno Pedro

.

There are no comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: